sábado, 14 de fevereiro de 2009

Tira a calça jeans, bota o fio dental

"Marrom Bombom" é um clássico que marcou a história da música brasileira. Há quem diga que é de uma tremenda cafonice, mas vos digo sem medo de ser feliz: é uma música cheia de alternativas. Primeiramente é bom corrigir um grave erro: todos acham que é do Raça Negra, quando na verdade é do incrível grupo Os Morenos, também autor de outras pérolas como "Golpe do Baú", "Ardente Paixão" e "Casal Sem Vegonha". A grande proeza dessa música executada em Lá Maior é que ela poderia dar origem a outras duas músicas. Não é todo dia que alguém cria uma música siamesa. Note:

1 - "Tira a calça jeans / Bota o fio dental / Morena você / É tão sensual..."

Veja esse refrão, um belo refrão né?. Pois bem, ainda não é o refrão. É apenas uma grande preparação pra hora do marrom, tornando-se coisa muito comum as pessoas se confundirem, achando que esse é o refrão.

2 - "Na areia nosso amor / No rádio o nosso som / Tem magia nossa cor / Nossa cor marrom"

Essa é apenas uma transição para o grande refrão.

3 - "Marrom bombom.../ Marrom bombom / Marrom bombom / Nossa cor marrom..."

Eis o grande refrão que ecoou no Brasil na década de 90. Fácil de decorar, até um fanho consegue cantar a letra sem errar. Percebe-se que a música trata do orgulho de ser marrom e é cantada por todo tipo de raça, seja branco, seja amarelo, seja rosa, mostrando portanto que é uma canção de cunho unificador, com importante função no combate ao racismo. Um exemplo de música com dois refrões, que deve ter sido criada em dois minutos depois de duas pingas.

|