terça-feira, 28 de junho de 2005

A combi da enfermeira e do palhaço


Eu tinha apenas 9 anos quando fui seqüestrado pela combi do palhaço e da enfermeira. Ao contrário do que diziam, o palhaço não era mau, TAMPOUCO a enfermeira. O palhaço era, na verdade, um homem triste, como todo o palhaço. Quando ria ficava até sem graça. A enfermeira, uma mulher de cerca de 30 anos, bonita, ruiva, não tinha sequer uma seringa e o semblante de agonia era notável. Eu podia ouvir roncos de fome do estômago dos dois por entre o timbre da voz de Michael Hutchence em "By my side". Sim, tinha um rádio de pilha da Gradiente na combi. Eu lembro que depois ainda tocou Roxette e Sinead O' Connor. A combi tinha também um mini-fogão, e um canário.
- Sabe garoto, não somos o que todos pensam. Dizem nos noticiários que seqüestramos as crianças com a chantagem do sorvete, e tiramos órgãos delas, como o rim, por exemplo. Esse sorvete na sua boca não foi uma chantagem, eu só quis chamá-lo para uma conversa. Você gosta de conversar?
- Gosto. Me dá outro sorvete? Tem de abacaxi? - fui atendido.
Contaram-me muito de suas vidas, mas não me lembro de muita coisa, já são 11 anos deixados pra trás após o ocorrido. Lembro ter visto duas lágrimas borrando a maquiagem velha do palhaço, enquanto a enfermeira tentava sintonizar outra rádio. Lembro que uma pomba entrou na combi e a enfermeira dava espatuladas no ar para espantá-la. Quando ela fez isso, uma gota de óleo se incrustou na minha testa - era uma espátula de fritar coxinhas. Recordo-me de que tudo isso ocorreu em uma rua do bairro do Piqueri, em frente a uma loja de artigos para festas - duas crianças saíram chorando da loja naquele ínterim de seqüestro, uma saiu pulando e a outra caiu no chão, chorando depois.
Após a pomba sair da combi, o palhaço confessou seu ódio por pombas, dizendo que elas se pareciam com ele. Virou-se para abaixar o volume do rádio e me disse:
- Filho, a vida é uma pilha de panquecas. Cada um que nasce aumenta essa pilha. E isso é muito ruim, pois quanto maior a pilha de panquecas, mais coisas temos que saber dessa vida. E saber de muita coisa não é bom.
Nesse momento senti muita vontade de comer panquecas e pedi permissão para ir embora. Eu usava luvas de goleiro, pois era o goleiro do time do meu prédio. Abri a mão de goleiro e pedi para que ele colocasse umas balas Xita. Quando saí da combi, a música do INXS começava de novo. Depois daquele dia, passei a dar mais valor à panquecas, sorvetes e, principalmente, enfermeiras sem seringa.

|