terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Bang, baby, bang


Se eu fosse um diretor muito famoso, investiria minhas tripas e minha alma em um faroeste meio moderno. E colocaria uma cena com o fundo de "Lookin' Out My Back Door", do Creedence Clearwater Revival. Faroeste é o melhor gênero de filmes já inventado. Um western mistura tudo: humor com tiro na cabeça, romance com falta de escrúpulos. Um drama destilado por uma cena de um homem sem bala na arma é um drama único. A sensação após assistir um western é peculiar, imcomparável. Posso dizer que se doces representassem filmes, uma torta holandesa seria o western. E o prazer de comer o chocolate meio-amargo de uma torta holandesa é todo especial, tão especial quanto ver John Wayne apaixonado por uma prostituta em No Tempo Das Diligências (1939) ou Clint Eastwood cuspindo preto na cabeça do cachorro, em Josey Wales - O Fora da Lei (1976). Quando vi Butch Cassidy and The Sundance Kid (1969), entrei em um estado extático que rendeu um quadro com Katherine Ross e os ladrões na parede no meu quarto. Apesar do machismo notado (sem predominância ou consistência) em alguns deles, como em Meu Ódio Será Sua Herança (1969), recomendo às mulheres esse tipo de filme. Ainda não vi todos os clássicos, alguns ainda nem foram lançados em DVD. Enquanto eu aguardo, aí estão, na minha opinião, até agora, os quinze melhores:

1 – Era Uma Vez No Oeste (1962)
2 – Três Homens Em Conflito (1966)
3 - Butch Cassidy (1969)
4 – Por Um Punhado De Dólares (1964)
5 – O Homem Que Matou O Facínora (1962)
6- Os Imperdoáveis (1992)
7- Josey Wales, O Fora da Lei (1976)
8 – Onde Começa O Inferno (1959)
9 – No Tempo Das Diligências (1939)
10 – Matar Ou Morrer (1952)
11 – Meu Ódio Será Sua Herança (1969)
12 – Por Uns Dólares a Mais (1967)
13 - O Estranho Sem Nome (1973)
14- Sete Homens E Um Destino (1960)
15 – Os Brutos Também Amam (1953)

|