quinta-feira, 28 de outubro de 2004

You Two


Image Hosted by ImageShack.us

O U2 é uma banda muito discriminada. Talvez porque a banda tenha feito muito sucesso, não sei. Talvez porque a banda seja irlandesa. Além disso, é inegável o fato de Bono Vox ser um astro e os astros nunca são muito bem vistos. Eles são metidos e contra as bombas. Evidente que o grupo é meio pop, mas nem tudo que é meio pop é uma merda.
Uma vez eu aluguei o DVD "The Joshua Tree", um documentário que falava sobre esse álbum produzido em 1990, sendo, na minha opinião, o segundo melhor deles. Em um trecho, o baixista Adam Clayton diz que as músicas do U2 "remetem a locais físicos". E é bem isso mesmo. É bom ouvir músicas do U2 pegando um metrô, observando o cabelo encaracolado da mulher de costas pra você, tentando imaginar se ela tem ou não lábios carnudos. E isso não significa falta de profundidade na música. Não são letras desprovidas de sensibilidade, elas são passionais. Só não vai ser feita uma reflexão espiritual mais profunda como se faz ao ouvir Pink Floyd, por exemplo. Enquanto se ouve Pink Floyd pensando no entorpecimento confortável do homem, no tempo e em tijolos, ao ouvir U2, um fundo musical perfeito se monta para você observar a mulher de cabelo encaracolado virar e confirmar os lábios carnudos antes imaginados, remetendo a lembrança de uma mulher parecida com aquela que um dia dormiu no seu colo, sujando sua calça jeans de batom. Enquanto isso, sua cabeça ferve com o Bono gritando "It's alright, she moves in mysterious ways". U2 é isso. Eu posso estar jogando fora qualquer tipo de análise técnica, mas análises são feitas de acordo com experiências, talvez fatores meramente pessoais mesmo.
Eu sei que "Achtung Baby" (1991) é um álbum perfeito, o melhor deles, mas tentei fazer uma coletânea mais perfeita ainda. Ficando tão perfeita, precisava dividi-la com o mundo. Aí está:

1-The First Time
2-If God Will Send His Angels
3-Starring At The Sun (Acoustic)
4-Stay (Faraway, So Close!)
5-Running To Stand Still
6- With Or Without You - Live in Boston
7-One
8-Where The streets Have No Name - Live in Boston
9-So Cruel
10-Who's Gonna Ride Your Wild horses
11- All I Want Is You
12-Tryin' To Throw Your Arms Around The World
13-Until The End Of The World
14-Ultra Violet (Light My Way)
15-Angel Of Harlem
16-Mysterious ways

P.S - Eu acho Pink Floyd do caralho.

|