sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Ben Folds Three


Image Hosted by ImageShack.us

Um dia meu primo disse: "Ouve essa banda aí mano, é da hora." Acho que era a 30ª vez que ele falava aquilo naquela semana e era a 30ª banda diferente. Meu primo sempre fala de muitas bandas. Desse jeito, sua frase foi repelida por todos os meus sentidos, ignorei de forma cruel até. Isso ainda tinha o agravante de a banda ter um nome composto, e naquela época eu desconfiava de bandas com nomes compostos, não me pergunte o porquê.
Passou muito tempo e eu acabei ouvindo sem querer uma música dessa banda aí, Ben Folds Five. Era a canção "Evaporated", do álbum Whatever & Ever Amen (1997). A música começa com um piano, o baixo entra e depois vem a bateria, uma música bem calma e triste. Fiquei curioso pra saber mais da banda e procurei esse álbum, que me surpreendeu em um aspecto: não havia guitarra alguma. Só o piano, o baixo e a bateria, com o pianista no vocal. Ouvi os outros cds: The Unauthorized Biography Of Reinhold Messner (1999) e Ben Folds Five (1995). Confirmei: é bom mesmo. Assim que vi meu primo, agradeci, pedi desculpas.
Mesmo sendo só um trio desprovido de guitarras, redutor é o pensamento de quem acha que a banda faz pouco barulho. Tem músicas pesadas até, tudo regido pela genialidade de Ben Folds, o pianista. Ele judia do piano. Se tivesse que indicar algum dos três álbuns pra alguém, escolheria o lançado em 97 que mescla o que se ouve nos outros dois. Mas o meu predileto mesmo é o mais triste e melancólico, lançado em 99 - melancolia é uma coisa que combina muito bem com piano.
Mesmo já sendo antiga essa descoberta da banda, falo dela agora porque é uma das bandas-saudade, aquele tipo de banda que faz falta, mesmo ouvindo várias outras. É como uma mulher do passado que de vez em quando você revê pra matar a saudade. Estou revendo Ben Folds Five.

|